domingo, 29 de março de 2009

Joga fora no lixo

Os moradores do Ed. Marseille, no Setor Sudoeste, bairro de classe média de Brasília, foram surpreendidos com um “puxão de orelha” da síndica, em comunicado afixado nos elevadores. Não se tratava de reclamação sobre a ausência de quórum nas assembleias ou de barulho fora de hora. A sra. Dejani Sicca chamava a atenção sobre o que havia sido encontrado no vão de acesso aos banheiros dos moradores: calcinhas, absorventes, aparelhos de barbear dentre outros apetrechos. Isso mesmo. Em vez de usar a boa e velha lata de lixo, os moradores preferem fazer do prédio um aterro sanitário. Outra demonstração da falta de zelo dos condôminos é visto no gramado em frente ao prédio, usado como cinzeiro. “Tem perigo até de alguém ser atingido e se machucar com os tocos acessos” adverte a síndica.

Como se não bastasse, uma semana depois da chamada, outro comunicado, desta vez lembrando de que a garagem não é lugar de entulho, como prevê o regimento do condomínio. Tijolos, tintas e até máquina de lavar velha já foram vistos próximos aos carros. Os moradores precisaram receber um ultimato de 48h para retirarem os objetos, sob pena de multa.

A realidade do condomínio Marseille reflete a nossa falta de percepção do outro, o descaso com boa convivência e o mau exemplo dado às futuras gerações. A impunidade também é aliada desse processo, de forma ainda mais gritante em Brasília. Cabe a cada um de nós fazermos a nossa parte, exercermos a nossa cidadania sem esquecermos de que todos temos o direito e o dever de vivenciá-la em sua plenitude.

Se você já passou por alguma situação semelhante, compartilhe com a gente no espaço “comentários”.

Um comentário:

  1. Oi Amanda,
    As relações entre moradores de condomínios é sempre um ótimo tema para blogs. Você escolheu bem o teu tema, porque ele atrai interesse. Mas na tua apresentação você começou com uma foto de um chuveiro eletrico que não é mencionado no texto. Em compensação valia a pena uma foto do entulho na garagem e nos tocos de cigarro no jardim. A foto com o a carta da sindica ficou ótima e ilustra muito bem o teu post. Deveria ter sido editada no início do post.
    Mas valeu. São sugestões e não críticas ao texto.
    Um abraço
    Castilho

    ResponderExcluir