terça-feira, 17 de março de 2009

Cura do stress....ou não

O exercício 04 do curso parecia um desafio tranqüilo: pesquisar em sistemas de busca informações sobre cura do stress, e fazer a análise dos resultados. Qual foi a minha surpresa ao me deparar com labirintos, repleto de propaganda e assuntos, no mínimo, curiosos. Google, Yahoo, Alta Vista e Radar apresentaram, praticamente, os mesmos sites iniciais, com destaque para o que indicava um papel de parede virtual sobre o tema, outro sobre sistema de cura do corpo espelho e a massagem da cura do sono (???). Nem precisa dizer que passavam longe do foco da pesquisa.

Quando parti para o Clusty, MSN, Ask e Dogpile, vi que achar alguma informação relevante sobre cura do stress ficava ainda mais difícil. Se quisesse saber sobre astrologia árabe, enxaqueca, Igreja Universal, cura prânica e reiki, teria ótimas fontes à disposição. Sem falar nos links patrocinados, que dificultavam a seleção dos links importantes.

Nesse processo, no entanto, houve pontos positivos: rapidez na busca, aparecimento de blogs na pesquisa (inclusive de colegas de turmas anteriores), bem como do Youtube, com vídeos ilustrativos.

Dessa aventura, ficou a lição – delimitar ao máximo o assunto pesquisado, o idioma, e não aceitar tudo que está na web. Pesquisas complementares em livros, revistas, vídeos e arquivos em áudio são fundamentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário