segunda-feira, 16 de março de 2009

Web 1.0 X Web 2.0

O termo WEB 1.0 é utilizado para designar a primeira fase da internet, do seu surgimento até o estouro da bolha ponto.com, marcado pela falência das empresas virtuais entre os anos 2000 e 2002. No início, a internet era referência de praticidade, já que possibilitava aos usuários o acesso fácil a informações, rapidez no envio/recebimento de mensagens via endereço eletrônico e o consumo de bens e serviços online. Como a exploração comercial da internet era marcante, boa parte dessas facilidades era cobrada dos usuários. Esses, por sua vez, não interagiam com os demais participantes da Rede, já que os sites eram estáticos e não apresentavam recursos de interatividade e inserção de conteúdo, restrito aos responsáveis pelas páginas eletrônicas.

Com o fracasso das algumas empresas virtuais (2000-2002), Tim O´Railly começou a estudar as empresas que conseguiram sobreviver à crise. Ele observou que elas encaravam a internet não como produto, mas como uma plataforma – com arquitetura ou sistema operacional que permitia um projeto de inteligência coletiva. Começava aí a Web 2.0, caracterizada pela interação, a personalização dos serviços, o dinamismo, os conteúdos gerados pelos internautas, por meio de blogs, redes sociais e sites de comportamento. Mais do que mero expectador, o usuário é co-participante da Rede – faz comentários, insere textos, fotos, vídeos e áudio (convergência de mídias), cria espaços para troca de informações, seleciona notícias de seu interesse via RSS dentre outras atividades.

Os usuários estão preparados para aproveitar as novas tecnologias em sua totalidade, de forma a aprimorar conhecimentos? Como fica a qualidade do conteúdo produzido por tantas mãos? As escolas e universidades públicas estão equipadas e/ou já inseriram em seus planejamentos pedagógicos o trabalho com essa temática? Esses são alguns desafios que fazem parte desse novo contexto digital.

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