quarta-feira, 18 de março de 2009

Conhecer o RSS de perto foi de muita utilidade para a atualização de notícias na rádio web que coordeno. Se antes perdia meia hora pesquisando os sites com temas relacionados à educação, tecnologia e meio-ambiente, a nova ferramenta passou a fazer isso por mim. Escolhi trabalhar com o Google Reader como leitor de RSS, já que me permitia acessá-lo de qualquer computador. Descobri isso nas leituras bibliográficas sugeridas pela equipe do curso.

A inserção dos endereços dos sites de meu interesse foi rápida e tranqüila. Já conhecia o símbolo do RSS, mas não era familiarizada com sua funcionalidade. Desta forma, foi fácil identificá-lo nos sites que escolhi, o G1 (tecnologia) e o Aprendiz (www.aprendiz.org.br). Só senti dificuldade em retirar da página do Reader alguns endereços sugeridos pelo próprio leitor, uma vez que o link para gerenciamento das inscrições ficava no rodapé da página, em letras miúdas.

Assim que abria a página do Reader, as notícias apareciam em ordem cronológica. As chamadas dos textos lidos não ficavam mais em negrito, o que evitava que relesse o mesmo texto. Havia ainda possibilidade de compartilhar as notícias com outras pessoas. O único inconveniente era ter sempre que abrir a página do Reader para ver as atualizações. Ele não dava nenhum tipo de aviso. Mas, no geral, a experiência foi válida. Vou continuar usando a ferramenta.

Um comentário:

  1. Oi Amanda,
    Texto e imagens estão bem equilibrados no teu blog, que foi um dos raros onde a publicação da tabela sobre os resultados das buscas ficou clara e legível, sem a necessidade de mudar da página. Isto é importante porque reduz muito o número de obstáculos para a leitura fluir sem maiores tropeços.
    Destaco também o tamanho dos teus posts, evitando textos muito longos. Além disso você usou o espaço duplo. Acho que você pode agora arriscar um pouco mais na criatividade visual e textual, títulos mais trabalhados e usar mais hiperlinks nos textos. Eles ajudam ao leitor que se interessou pela tua história e deseja mais detalhes.
    Um abraço
    Castilho

    ResponderExcluir