domingo, 19 de fevereiro de 2017

Lições da infância



 
Impressionante a capacidade que as crianças têm de mudar o nosso dia e nos surpreender. A presença delas nunca passa despercebida. Com espontaneidade, perguntam, apresentam explicações, opinam e trazem leveza e alegria à aridez da rotina. É a cor que surge na parede cinza, a surpresa que falta para nos desconectarmos dos pensamentos e gestos repetitivos e direcionarmos o olhar para a beleza da ingenuidade, do inesperado. Que às vezes nos desconcerta, nos põe em saia justa, mas deixa sempre uma lição.

Tenho sorte de ter crianças por perto. Aliás, só agora me dou conta do quanto elas estão presentes na minha vida. Trabalho em uma instituição de educação, frequento centro espírita que tem uma creche e tenho sobrinhos queridos, que me ensinam e me fazem mais feliz. Beta (Roberta) é sapeca e corajosa; Rico (Ricardo), sensível e ama os animais; Berninha (Bernardo), o super-herói; Leo (Leonardo), o destemido; Rodrigo, gosta de histórias e é exemplo de superação; Duda (Maria Eduarda), a cuidadosa; Maria Clara, a leitora sonhadora, e Letícia, a menina doce. Percebo que tenho um pouco de cada um deles e a convivência possibilita me conectar com a criança dentro de mim, que teve de crescer rápido demais. Nunca é tarde para recuperar o tempo perdido.

3 comentários: